segunda-feira, 28 de março de 2011

Macacadas e outros futuros que o cinema imaginou


Muitos filmes de ficção científica já se arriscaram a fazer previsões para o futuro da humanidade. Nem sempre um futuro auspicioso: Ciborgues revoltosos, extraterrestres do mal, epidemias avassaladoras, terrorismo global, ditaduras mundiais… Um dos filmes mais aguardados de 2011 (deve ser lançado em agosto) faz parte dessa linhagem. “Caesar: The Rise of the Apes”, da série “O Planeta dos Macacos”, tem no elenco James Franco (acima, na primeira imagem divulgada do filme) e Tom Felton (o Malfoy de “Harry Potter”). A história: Em nosso tempo, já seria possível, por meio de engenharia genética, “catapultar” a inteligência dos chimpanzés a níveis humanos. Como consequência, ao redor do ano 3000, os macacos dominarão a Terra.

Segue, abaixo, uma lista com 20 filmes que tentaram adivinhar o futuro da raça humana. Um futuro que começa daqui a pouco… Leitores que quiserem contribuir com seus favoritos no gênero, por favor, sugiram aí nos comentários. O blog agradece!

2015 – “RoboCop, o Policial do Futuro” (RoboCop, 1987, Paul Verhoeven)
No futuro… Uma empresa de segurança desenvolve uma tecnologia capaz de “ressuscitar” pessoas acoplando-lhes partes de robôs.
[Veja trailer]

2015 – “De Volta para o Futuro 2″ (Back to the Future Part 2, 1989, Robert Zemeckis)
No futuro… Existe um tênis que se amarra sozinho, pranchas de skate que flutuam e um “hidratador” de comida que transforma um disco de pizza em uma refeição completa.
[Veja trailer]

2017 – “O Sobrevivente” (The Running Man, 1987, Paul Michael Glaser)
No futuro… Os Estados Unidos transformaram-se numa nação totalitarista, com as fronteiras fechadas, e há um programa de TV em que os participantes devem lutar até a morte…
[Veja trailer]

2018 – “Rollerball, os Gladiadores do Futuro” (Rollerball, 1975, Norman Jewison)
No futuro… Não há mais guerras nem violência, e as companhias dominam a sociedade. O violentíssimo Rollerball é o esporte mais popular do mundo e é usado para doutrinar a população.
[Veja trailer]

2019 – “Blade Runner, o Caçador de Andróides” (Blade Runner, 1982, Ridley Scott)
No futuro… A humanidade domina a tecnologia da clonagem humana e criou uma horda de clones, chamados replicantes, para trabalhar em colônias extra-terrestres; após um motim de replicantes, no entanto, eles são declarados “ilegais” e passam a viver como marginais.
[Veja trailer]

2022 – “No Mundo de 2020″ (Soylent Green, 1973, Richard Fleischer)
No futuro… O crescimento populacional está fora de controle, o efeito estufa elevou as temperaturas a níveis insuportáveis, e as mulheres são alugadas como parte da mobília de uma casa. A comida é escassa e uma única empresa controla a indústria alimentícia, A Soylent Corporation, que vende uma espécie de ração colorida.
[Veja trailer]

2027 – “Os Filhos da Esperança” (Children of Men, 2006, Alfonso Cuarón)
No futuro… A humanidade tornou-se estéril e enfrenta a possibilidade de se extinguir.
[Veja trailer]

2028 – “12 Macacos” (12 Monkeys, 1995, Terry Gilliam)
No futuro… A humanidade é dizimada por um vírus letal.
[Veja trailer]

2032 – “O Demolidor” (Demolition Man, 1993, Marco Brambilla)
No futuro… A sociedade está livre dos crimes, mas a paz é rompida da noite para o dia quando um criminoso do passado é “descongelado”…
[Veja trailer]

2038 – “V de Vingança” (V for Vendetta, 2006, James McTeigue)
No futuro… Um misterioso herói conhecido como “V” usa táticas terroristas para lutar contra uma sociedade totalitarista…
[Veja trailer]

2047 – “O Enigma do Horizonte” (Event Horizon, 1997, Paul W.S. Anderson)
No futuro… Cientistas fazem pesquisas com viagens espaciais mais velozes do que a velocidade da luz. Durante uma dessas missões, uma nave terráquea se perde nos limites do sistema solar. Quando ela misteriosamente reaparece, os cientistas descobrem que ela voltou habitada por uma força sobrenatural.
[Veja trailer]

2054 – “Minority Report, a Nova Lei” (Minority Report, 2002, Steven Spielberg)
No futuro… Os carros se movimentam por incríveis vias expressas extendidas vertical e horizontalmente, em cidades cheias de arranha-céus. Os computadores têm telas 3-D operadas pelo movimentos das mãos no ar, e a polícia usa os poderes extra-sensoriais de uma espécie de médium para prender criminosos antes que eles cometam os crimes.
[Veja trailer]

2084 – “O Vingador do Futuro” (Total Recall, 1990, Paul Verhoeven)
No futuro… As pessoas não tiram mais férias, apenas implantam memórias de tempos felizes “vividos” na praia ou numa colônia de Marte.
[Veja trailer]

2101 – “A.I., Inteligência Artificial” (A.I.: Artificial Inteligence, 2001, Steven Spielberg)
No futuro… Os robôs são capazes de amar.
[Veja trailer]

2122 – “Alien, o Oitavo Passageiro” (Alien, 1968, Ridley Scott)
No futuro… O encontro dos seres humanos com extra-terrestres finalmente acontece, mas o resultado é desastroso, pois o alienígena é altamente violento e dizima a população de uma nave terráquea.
[Veja trailer]

2130 – “O Buraco Negro” (The Black Hole, 1979, Gary Nelson)
No futuro… Cientistas tentam adentrar um buraco negro…
[Veja trailer]

2173 – “O Dorminhoco” (Sleeper, 1973, Woody Allen)
No futuro… O mundo foi dominado por um governo autoritário e o sexo foi substituído por cabines de prazer chamadas “Orgasmatron”.
[Veja trailer]

2199 – “Matrix” (The Matrix, 1999, Andy e Lana Wachowski)
No futuro… Existe um aparelho que pode dar a uma pessoa conhecimentos e habilidades, instantaneamente, como se faz a instalação de um programa. A má notícia é que há uma possibilidade de que o mundo real seja apenas o “sonho” de um imenso computador…
[Veja trailer]

2205 – “O Homem Bicentenário” (The Bicentennial Man, 1999, Chris Columbus)
No futuro… O robô Andrew Martin, de 200 anos, consegue que o Senado Mundial, mais alta instituição da Terra, o reconheça como um ser humano. Só assim, ele pode finalmente ter sua união com a amada, a humana Portia, legalmente reconhecida.
[Veja trailer]

3978 – “O Planeta dos Macacos” (The Planet of the Apes, 2011, Franklin J. Schaffner)
No futuro… Um astronauta volta à Terra depois de hibernar durante séculos no espaço e descobre que os macacos estão no poder, com um governo totalitário e de opressão à raça humana. Em 2001, Tim Burton fez um remake do filme e “aproximou” a data para 3002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário